Respira Golfinho

O Golfinho é um arquétipo ligado às crianças por ser muito brincalhão, navegando as águas de forma leve, usufruindo do Manna, como uma criança alegre e repleta da energia de vida. Está ligado aos elementos da água e do ar, por ser ligado ao mar, mas respirar pelos pulmões. Eles têm que vir à tona para respirar,…

A Garra do Texugo

Se por onde andares, vires um Texugo, atenção! São animais duros de roer, de pele grossa e agressivos com garras afiadas. As suas presas rasgam em pedaços qualquer coisa que atravesse o seu caminho. Conectar com o arquétipo do Texugo é o agarrar da agressividade, é o agarrar da raiva e da vontade de lutar…

Arqueologia do Inconsciente

Algures nos meandros do tempo, há milhares de anos atrás, houve alguém que tomou consciência de si mesmo e do mundo, para além do movimento mecânico dos dias e das estações. Algures, um de nós levantou os olhos do chão e descobriu que existia algo a acontecer, havia vida a pulsar, por todo o lado,…

uma loba na cidade

há uma loba à solta na cidade, perdida na selva urbana. os seus olhos vão lá além e ela representa-se no espírito livre de uma corrida. chega mesmo farejar os passeios, a saltar escadarias, a espreitar por detrás das estátuas altas nas pracetas, a buscar as beiradas das janelas do primeiro andar. chega mesmo a…

Local Sagrado

Abrem-se as pestanas e posso ver, sem uma qualquer vontade ou aflição, sem uma qualquer opinião ou análise, sem uma qualquer ilusão. Abre-se a retina fundida na leveza do Ser, e os pássaros cantam à desgarrada numa aliança com o íntimo silêncio. Abrem-se braços, muitos braços, onde me afundo em gratidão e gentilmente amo cada…

O Confronto do Javali

Não posso falar do Javali, sem falar das inúmeras vezes em que andei pelos seus trilhos desenhados no chão, marcados pela passagem das suas patas, roçando as giestas marcadas pelas suas presas. No meu tempo de arqueóloga andei muito pelo monte, sempre acompanhada pela presença do Javali e sempre que via os seus trilhos desaparecerem…

A Bruxa Pré-Menstrual

Os Arquétipos Femininos Ao longo do ano solar, a nossa postura, o nosso ritmo interno vai-se alterando, atendendo aos convites que a natureza nos faz. Mas mais que isso, para nós mulheres a coisa é mais profunda. O nosso ciclo menstrual tem uma correspondência com as estações do ano, da dança da Mãe-Terra com o…

Aranha, a Tecelã do Universo

Tecer fios, tecer sonhos, criar novas realidades, ver para além da teia da ilusão, este é o arquétipo da aranha. A aranha é a energia feminina da força criativa e por isto mesmo está relacionada com a energia da mulher. Para muitas tradições xamânicas ela é dos mais antigos dos seres, chamada de avó aranha.…

A Sabedoria de Ser Mulher

As mulheres são cíclicas, mas o que quer dizer isso? Detemos dentro de nós mesmas um ciclo, um círculo, que não tem principio nem fim, e no entanto cria vida e morte, ao ritmo da lua. Cada ciclo lunar que vivemos na nossa vida, iniciamos uma jornada que nos leva ao interior de nós mesmas.…

Arquétipo Cobra

Crescimento – Renovação – Transmutação Falar da cobra, ou da serpente não é tarefa fácil. Isto porque há cobras em todo o mundo, em todos os ecossistemas. Onde está o Homem, a cobra acompanha-o, e desde tempos remotos que despertou algo dentro de nós. Há pelo menos 30 mil anos, que o Homem considera a…

Gostou? Partilhe!