Guerreiros, Panteras e Jaguares

A Pantera Negra é um Jaguar preto que anda pela floresta escura do que não conheces sobre ti. Apenas os seus olhos amarelos brilhantes se vêm no escuro. São como um convite, que te olha pelo lado de dentro da alma e te pede que encares a tua sombra. Os olhos de uma Pantera parecem…

A Mulher que Muda de Pele

Cuidados a ter com a Mulher que muda de pele. A Mulher muda de pele para poder crescer, assim como a cobra! E estamos na altura ideal do ano para o fazer… aproveitando as peles que a cobra deixa para trás. Quais os passos e cuidados a ter?   1 – Reconhece que há coisas…

Caminho do Corpo

Pára e espreita para o teu caminho. Sente a terra que pisas. Ouve as raízes desse chão e toma consciência que as moldas com a planta dos teus pés. Observa que essas raízes são o alimento que levas à boca, afeiçoado pelas tuas próprias mãos. Por momentos só existe Terra. Passa uma brisa. Ouve o seu sussurro,…

Respira Golfinho

O Golfinho é um arquétipo ligado às crianças por ser muito brincalhão, navegando as águas de forma leve, usufruindo do Manna, como uma criança alegre e repleta da energia de vida. Está ligado aos elementos da água e do ar, por ser ligado ao mar, mas respirar pelos pulmões. Eles têm que vir à tona para respirar,…

A Garra do Texugo

Se por onde andares, vires um Texugo, atenção! São animais duros de roer, de pele grossa e agressivos com garras afiadas. As suas presas rasgam em pedaços qualquer coisa que atravesse o seu caminho. Conectar com o arquétipo do Texugo é o agarrar da agressividade, é o agarrar da raiva e da vontade de lutar…

Arqueologia do Inconsciente

Algures nos meandros do tempo, há milhares de anos atrás, houve alguém que tomou consciência de si mesmo e do mundo, para além do movimento mecânico dos dias e das estações. Algures, um de nós levantou os olhos do chão e descobriu que existia algo a acontecer, havia vida a pulsar, por todo o lado,…

uma loba na cidade

há uma loba à solta na cidade, perdida na selva urbana. os seus olhos vão lá além e ela representa-se no espírito livre de uma corrida. chega mesmo farejar os passeios, a saltar escadarias, a espreitar por detrás das estátuas altas nas pracetas, a buscar as beiradas das janelas do primeiro andar. chega mesmo a…

Local Sagrado

Abrem-se as pestanas e posso ver, sem uma qualquer vontade ou aflição, sem uma qualquer opinião ou análise, sem uma qualquer ilusão. Abre-se a retina fundida na leveza do Ser, e os pássaros cantam à desgarrada numa aliança com o íntimo silêncio. Abrem-se braços, muitos braços, onde me afundo em gratidão e gentilmente amo cada…

O Confronto do Javali

Não posso falar do Javali, sem falar das inúmeras vezes em que andei pelos seus trilhos desenhados no chão, marcados pela passagem das suas patas, roçando as giestas marcadas pelas suas presas. No meu tempo de arqueóloga andei muito pelo monte, sempre acompanhada pela presença do Javali e sempre que via os seus trilhos desaparecerem…

A Bruxa Pré-Menstrual

Os Arquétipos Femininos Ao longo do ano solar, a nossa postura, o nosso ritmo interno vai-se alterando, atendendo aos convites que a natureza nos faz. Mas mais que isso, para nós mulheres a coisa é mais profunda. O nosso ciclo menstrual tem uma correspondência com as estações do ano, da dança da Mãe-Terra com o…